Concurso DPU SP

A DPU ou Defensoria Pública da União é uma das instituições mais importantes do sistema de justiça do Brasil, se tornando essencial para a função jurisdicional do Estado. Este órgão é o responsável pela orientação jurídica e também pela defesa os necessitados de qualquer tipo de classe social. O cargo de Defensor Público-Geral Federal é de confiança, indicado pelo presidente da república.

De tempos em tempos é realizado o concurso DPU, destinado a preencher uma série de oportunidades de vagas que vão surgindo. Muitas delas são destinadas as pessoas com formação em direito, mas também existem vagas que são destinadas aos profissionais mais variados que compõe a administração da DPU.

Concurso DPU SP

No ano de 2021 a Defensoria Pública da União tornou público o lançamento de um edital que previa um concurso SP que seria realizado ainda este ano. De acordo com os documentos de abertura do certame, seriam disponibilizadas 143 novas oportunidades de trabalho, todas elas para caragos administrativos.

De acordo com as informações que foram divulgadas, o motivo da suspensão do concurso teria sido em virtude deu uma mudança na estrutura da DPU, que de acordo com o Ministério do Planejamento, acabou se tornando independente, e portanto não seria mais permitida a titularização de cargos criados pelo Poder Executivo. Por outro lado, sem cargos, a instituição não tem como aumentar o quadro de servidores.

A DPU afirma que ainda está tentando na justiça conseguir a liberação dos cargos para a abertura novamente deste mesmo concurso DPU. O caso teria sido levado até o Superior Tribunal de Justiça, mas o STJ declarou que não existe previsão de resolução e julgamento do caso. Portanto, todo o concurso previsto para este ainda está trancado, e deverá acontecer somente no ano que vem.

Ainda não se sabe se o concurso vai manter os mesmos cargos que foram divulgados neste ano, mas tudo indica que sim. Neste caso, as vagas seriam as seguintes:

  • Nível médio: Agente administrativo (105);
  • Nível superior: analista técnico-administrativo (34 + CR), arquivista (CR), assistente social (CR), bibliotecário (CR), contador (1 + CR), psicólogo (1 + CR), sociólogo (CR), técnico em assuntos educacionais (CR) e técnico em comunicação social – jornalismo (1 + CR) – Economista (1).
  • As vagas seriam distribuídas nos 26 Estados do país e no Distrito Federal, sendo que São Paulo concentra o maior número de vagas (31 ofertas), seguido pelo Distrito Federal (23) e pelo Rio Grande do Sul(17).

Inscrição e Edital Concurso DPU SP

Até o concurso ser novamente liberado, ainda não existe nenhuma previsão de prazo para que as inscrições concurso DPU SP sejam abertas. O pagamento das taxas e a forma de inscrição também deverão ser divulgados somente após a resolução de todo o problema relacionado ao trancamento do concurso em sí.

Os inscritos passariam por exames de habilidades e conhecimentos, mediante aplicações de avaliações objetivas de caráter eliminatório e classificatório. A data original da prova em Junho de 2021, ainda não existe previsão de uma nova data.

Para maiores informações sobre o próximo concurso DPU, acesse http://www.cespe.unb.br/concursos/dpu.

Gabarito e Resultado Concurso DPU SP

Ainda não existe previsão da divulgação do gabarito concurso DPU SP e nem do resultado final. A única coisa que se sabe é que as respostas e os resultados serão disponibilizados numa página exclusiva do concurso oferecida pela organizadora do processo seletivo.

Deixe um comentário